fbpx
Você sabia? As primeiras pastas de dente eram feitas de flores e pimenta

Você sabia? As primeiras pastas de dente eram feitas de flores e pimenta

Quem imaginaria que o creme dental, tão comum nos dias de hoje, já tenha sido feito com produtos como flores, sal e pimenta? Pois é isso mesmo. Segundo estudos, o registro do uso das pastas de dentes data do século IV antes de Cristo. Aparentemente, uma mistura feita de flores esmagadas, pimenta, sal e folhas de menta era usada para limpar os dentes. Outros manuscritos mostram que alguns povos usavam cinzas de osso de boi, pó de arroz e cascas de ovos para passar nos dentes.

Foi só em meados do século XVIII, na Inglaterra, que químicos desenvolveram um creme mais parecido com as pastas que conhecemos. Materiais como pó de porcelana, sal, tijolo e até carvão vegetal eram usados para produzir o creme, mas eram extremamente abrasivos para o esmalte do dente.

Em 1850, o dentista americano Washington Sheffield, desenvolveu a primeira pasta de dente de fato. O produto era um pó feito de giz e sal e se tornou muito popular. A pasta ficou mais parecida com o que conhecemos hoje, quando o filho de Sheffield criou um tubo flexível para armazenar o produto fabricado pelo pai.

Fonte: Terra

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

Fechar Menu
× Olá! como podemos te ajudar?