Você sabe o que é cárie?

É claro que todos sabemos que cárie é aquele pontinho preto que aparece no dente e que devemos tratar. Mas você sabe realmente o que é uma cárie, como ela aparece e como tratá-la? Não? A gente explica.

As cáries são caracterizadas por serem orifícios e lesões estruturais nos dentes e são interpretadas como sinais de deterioração. São muitos os fatores que podem levar alguém a apresentar cáries nos dentes, que é uma das doenças bucais mais comuns. É quase certo que uma pessoa apresente cárie pelo menos uma vez na vida.

As cáries aparecem em três tipos principais. A cárie coronária é a mais comum e ocorre tanto em crianças quanto em adultos. Geralmente, esse tipo de cárie aparece nas superfícies de mastigação ou entre os dentes. A cárie radicular é um tipo que aparece à medida em que envelhecemos. Quando idosos, a gengiva costuma retrair, deixando a raiz do dente exposta. Por perder a proteção, essa parte do dente fica mais sensível provocando este tipo de cárie. Já a cárie recorrente ocorre em volta das restaurações e coroas (parte exposta do dente). Estas áreas tendem a acumular placa, que acabam dando espaço para o surgimento de cáries.

Causas

Todos nós possuímos bactérias na boca; isso é normal. É por conta das bactérias que os alimentos são transformados em açúcar, amido e ácidos. Junto com as bactérias, os ácidos, resíduos de comidas e saliva formam a placa, que se acumula no dente cerca de 20 minutos após a ingestão do alimento. Se não removida, ela se mineraliza no dente formando o tártaro, que por sua vez irrita a gengiva, causando a gengivite e por fim, a periodontite.

Os ácidos produzidos pela placa dissolvem a superfície esmaltada dos dentes e criam as cáries (orifícios). Elas não provocam dor até que cresçam muito e afetem nervos ou causem fratura nos dentes. Se não tratadas, podem causar abcessos e também destruir estruturas internas, podendo causar a perda dos dentes.

Fatores de risco

Todas as pessoas estão suscetíveis a terem cárie, porém existem alguns fatores que podem aumentar as chances de contrair este problema. Má escovação, consumo de alimentos que são mais difíceis de serem dissolvidos pela saliva ou com alto teor de açúcar e idade são fatores que influenciam diretamente.

Sintomas

Alguns sintomas que podem indicar a existência de uma cárie são: dor de dente, sensibilidade, dor leve ou aguda ao beber ou comer, orifícios visíveis nos dentes ou dor ao morder. No entanto, uma cárie pode não apresentar dor aparente, por isso é muito importante a visita regular ao dentista. Se você apresentar qualquer destes sintomas na boca, é imprescindível que você visite um dentista, pois só ele poderá indicar o melhor tratamento!

Fonte: Minha Vida

Foto: Divulgação