fbpx
Você ronca? Saiba como você pode combater esse problema!

Você ronca? Saiba como você pode combater esse problema!

O ronco ou ressono é uma obstrução parcial das vias respiratórias enquanto se dorme, que pode ter diferentes causas. Ele geralmente é a manifestação inicial de um problema mais sério que é a apneia do sono.

Esse distúrbio atrapalha, não só quem sofre disso, mas pode chegar a perturbar a relação para quem dorme acompanhado, incomodando também o parceiro(a) durante o sono.

Dentre suas causas, estão a diminuição do tônus e elasticidade das paredes musculares da faringe; uma obstrução nasal, provocada pelo aumento de secreções e muco; desvio de septo nasal, rinites, sinusites, pólipos nasais; à hiperplasia das amígdalas e adenoides, como ganho de massa gordurosa no pescoço ou alterações das estruturas das vias aéreas superiores, como hipoplasia de mandíbula e maxila, macrogrossia (crescimento anormal da língua), queixo duplo, alterações nos ossos da face, entre outros.

Se você sofre disso, o primeiro passo é procurar um otorrinolaringologista. O profissional irá diagnosticar o distúrbio através de alguns exames, como a polissonografia, que mede a atividade respiratória, muscular e cerebral (além de outros parâmetros) durante o sono. Sabendo sua causa e diagnóstico, o paciente pode procurar um odontologista para se ter um aparelho antironco, que é um dispositivo intraoral que minimiza o problema e o incômodo gerado.

Por ser um sintoma gerado por diferentes causas, o ronco precisa ser investigado sim, por um especialista e como você viu, pode haver tratamento. Por isso, não postergue esse cuidado. A qualidade do sono é um fator fundamental para a sua qualidade de vida.

Agende uma avaliação pelo whatsapp, clique aqui.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
× Olá! como podemos te ajudar?