Sabia que o PH da sua saliva pode ser alterado para um estado de maior acidez e isso pode ser um sinal de atenção para a sua saúde bucal? Mas afinal, para que serve a saliva? Entenda sua função para então compreender a importância de mantê-la com o PH regulado.
A saliva é composta por 99% de água e 1% de proteína, como enzimas e anticorpos, além de minerais, como cálcio, bicarbonato, potássio, flúor, cloreto e sódio. Sendo assim, ela tem um papel fundamental para o equilíbrio da saúde bucal, ajudando a higienizar naturalmente os dentes e a boca, além de contribuir para uma melhor movimentação dos músculos, língua e até na proteção das mucosas e cáries. Mas todo esse equilíbrio e funcionalidade só é possível quando o PH está regulado. Caso contrário, a saliva ácida, por apresentar um alto índice de ácido lático, ao invés de proteger, agride a saúde bucal. Fatores como má higienização da boca e pessoas que sofrem com refluxo gastroesofágico possuem maior propensão a esse problema.
Mas então, qual é o PH ideal da saliva?
Uma saliva saudável é aquela que apresenta um PH entre 6,8 e 7,2, que ainda é considerado como neutro. Mas é preciso entender que o PH da saliva varia ao longo de todo o dia. Isso se deve aos alimentos que se ingere e também à hidratação do nosso organismo, que oscila para mais ou para menos. Por isso, uma das formas de evitar a saliva ácida é bebendo em média 2 litros de água por dia.
Quer equilibrar o PH da sua saliva? Confira essas dicas:
1 – Beba bastante água diariamente;
2 – Realize a higienização completa nas suas escovações após as refeições;
3 – Evite alimentos muito ácidos, tais como: frutas cítricas e refrigerantes.
Ah! E muito importante! Não deixe de realizar suas consultas e avaliações periódicas. Se faz mais de seis meses que você não vai ao dentista, agende já uma avaliação. Caso queira mais informações e passar por uma checagem completa, envie uma mensagem pelo WhatsApp: (19) 98327-6859.