ONE Clinic – Clínica, Odontologia Estética e Spa Odontológico

Saiba o que é e como remover com eficiência a placa bacteriana

A placa bacteriana, mais conhecida simplesmente como placa, é um conjunto de microrganismos que fica totalmente aderido na superfície dental. Esse conjunto é formado por muitas colônias de bactérias, células da mucosa, células de defesa do sangue, enzimas, sais minerais, proteínas, pigmentos e restos alimentares. Ele pode ser considerado um ecossistema e sofre mudanças contínuas, variando em composição nos diferentes locais da boca, e de pessoa para pessoa.

Em termos gerais, estes microrganismos são necessários, pois defendem a cavidade bucal contra a invasão de outros organismos, como os causadores de cáries e periodontite. Eles também contribuem para a síntese de vitaminas e proteínas. O problema acontece quando há excesso destes microrganismos na boca e dentes.

Quando passamos por um dentista e ele faz uma limpeza profissional nos nossos dentes, a placa é totalmente removida. No entanto, após a limpeza, os dentes já começam a ser colonizados pelas bactérias novamente. Em 24 horas sem higienizar os dentes, já temos uma camada de placa clinicamente visível. Após 48 horas, o crescimento da comunidade bacteriana vai se tornando mais complexo e com diferenças na composição: a placa bacteriana supragengival – formada acima da borda da gengiva, a parte visível do dente – e a placa bacteriana subgengival – formada abaixo da borda gengival, no sulco da gengiva, aonde o fio dental deve limpar.

Portanto, a higiene bucal é muito mais do que a simples limpeza, é um gesto de saúde. Sem a limpeza adequada, o sulco gengival fica exposto à inflamação, provocando a gengivite, que em alguns casos pode evoluir para periodontite.

Sendo assim, é de extrema importância escovar os dentes pelo menos a cada oito horas, mesmo que não tenhamos ingerido nenhuma comida. O crescimento das bactérias não para, é contínuo, e precisamos remover sempre a placa. Apesar de bem aderida ao dente, a placa é de consistência mole e pode ser removida com uma boa higienização. Já o tártaro – aquelas minúsculas pedrinhas calcificadas que se acumulam entre os dentes – é mais difícil de ser removido e só um dentista poderá retirá-lo com segurança.

Escove os dentes corretamente

Escove os dentes usando escovas de cerdas macias, de cabeça pequena e fazendo movimentos circulares bem pequenos. É um ato simples, mas seu dentista pode dar orientações de como conseguir uma escovação eficaz e uma higiene perfeita. Para a higiene bucal ser completa é preciso usar corretamente o fio dental e o raspador de língua.

O fio dental deve ser utilizado no mínimo uma vez por dia, pois o uso da escova de dente não consegue remover os resíduos depositados nas áreas entre os dentes. Por fim, procure um dentista a cada seis meses. A profilaxia ajuda a prevenir a necessidade de tratamentos extensos e caros e colabora para que você sorria com saúde.

Fonte: Minha Vida – http://bit.ly/1uDCriE