ONE Clinic – Clínica, Odontologia Estética e Spa Odontológico

Saiba como a língua afeta a sua fisionomia

Muitos não sabem, mas a posição da língua pode mudar radicalmente a sua fisionomia. A maneira correta da posição da língua na boca é ela ficar apoiada suavemente no palato, mais conhecido como ‘céu da boca’. Sua ponta deve ficar em contato com a papila palatina e o resto da língua deve ficar apoiada na parte mais alta do céu da boca.

Se a língua não está bem posicionada dentro da boca, significa que alguma coisa está errada. Este posicionamento errôneo faz com que a boca fique mais aberta ou entreaberta e consequentemente, as bochechas podem ficar mais caídas e os lábios alterados.

Mas, não se desespere! Existe um teste onde você avalia se a sua língua está na posição certa. Geralmente, quando mantemos os lábios fechados e a respiração pelo nariz, a língua fica naturalmente no lugar certo. Caso o problema já exista, a solução pode depender de vários diagnósticos.

Prevenção

É importante observar desde criança se existe algum problema com o posicionamento da língua. Observe se a criança respira pelo nariz e se a mordida está correta. A alimentação por meio da mastigação também deve ser estimulada, sem papinhas líquidas e sem usar mamadeira e chupeta por muito tempo. Levar a criança ao dentista desde cedo para consultas periódicas é também de extrema importância, mesmo que ela não tenha nenhum problema aparente.

Entre as funções da língua estão: falar, mastigar, engolir, limpar a boca, beijar, etc. Uma língua saudável também é sinônimo de saúde!

Fonte: Terra – http://bit.ly/1Gq4I2q

Foto: Divulgação