O ronco é uma das maiores reclamações entre casais que dormem juntos, mas este problema pode – e deve – ser corrigido com a ajuda de um dentista.
Geralmente, o ronco durante o sono indica respiração pela boca, já que os músculos do céu da boca, a língua e a garganta relaxam e fecham parcialmente a via respiratória. Com o estreitamento da via, o fluxo de ar torna-se mais forte, aumentando as vibrações. O ronco afeta entre 30% a 40% dos adultos e, em sua maioria, os homens.
Existem diversos fatores que levam uma pessoa a roncar. A anatomia da boca, sobrepeso, idade avançada, consumo de álcool ou remédios para dormir, hipertrofia das amígdalas, desvio de septo nasal, sedentarismo, entre outros. Quem sofre desse problema respiratório, deve ficar atento, pois roncar pode causar problemas bucais, como mordida cruzada e a possibilidade de dentes tortos, além de ressecamento gengival e possíveis inflamações.
A figura do dentista neste quadro é de extrema importância já que ele pode combater o ruído melhorando o posicionamento da arcada dentária. O tratamento pode consistir até mesmo de uma cirurgia ortognática (correção das deformidades esqueléticas da região buco-maxilo-facial).
Fonte: Terra
Foto: Divulgação