Quais fatores podem impedir a realização de um implante dentário?

O implante dentário é uma excelente solução para uma reabilitação oral, podendo ser unitário ou múltiplos.

Algumas condições de saúde ou na arcada dentária do paciente podem impedir que esse tratamento seja realizado. Confira alguns dos motivos que fazem com que o implante dentário seja contra indicado:

Falta de estrutura óssea no localPara realização de implantes, é necessário que haja uma estrutura óssea saudável, ou seja, capaz de suportar o implante. Como em alguns casos a pessoa fica muito tempo sem o dente no local, isso provoca a perda da estrutura óssea. Para a realização de um implante nesses casos, é necessário verificar a possibilidade de fazer um enxerto ósseo.

Doenças
Pessoas portadoras de doenças sistêmicas, como as diabetes, cardiopatias, renais, doenças psiquiátricas, pacientes que se submeteram a tratamentos de quimioterapia e radioterapia, entre outras, devem passar por uma avaliação rigorosa prévia para verificar se há a possibilidade de realizarem o procedimento sem nenhum tipo de complicação.

Tabagismo
O implante dentário pode ser feito em pacientes fumantes, porém a taxa de sucesso é menor, já que o os componentes do tabaco têm influência sobre o tecido ósseo. Por isso, é importante que o paciente tenha em mente que o tratamento pode não obter os resultados esperados.

Gravidez
Como se trata de um procedimento cirúrgico, que necessita de anestesia e o uso de algumas medicações após a sua realização, o implante dentário não é recomendado durante o período de gestação e amamentação.

A indicação ou não do implante dentário depende de uma avaliação muito criteriosa e um planejamento adequado para cada caso.