ONE Clinic – Clínica, Odontologia Estética e Spa Odontológico

Propensão à cáries e gengivas mais sensíveis são comuns durante a gravidez

Durante a gravidez, existe um aumento da sensibilidade dental e da quantidade de cáries. As gengivas tendem a ficar mais desprotegidas e sensíveis por conta das alterações hormonais decorrentes do período. O maior consumo de açucares e a falta de tratamento preventivo neste período contribuem para a piora do quadro.

Para se precaver de qualquer problema mais sério, a gestante deve manter o hábito de avaliação bucal, limpezas profissionais e aplicações de flúor, que são permitidas durante a gravidez. No entanto, tratamentos como cirurgias, próteses, implantes e restaurações estéticas, só devem ser realizados após o nascimento do bebê. Em casos de emergência, o dentista fará o procedimento necessário para aliviar a dor, mas o ideal é que isso aconteça somente após o segundo trimestre, quando a mãe e o bebê encontram-se mais estáveis.

Outra dúvida bastante comum entre as gestantes é se os dentes podem escurecer durante a gravidez e a resposta para essa questão é: não. Não há relatos científicos que relacione escurecimento dos dentes e gestação. O escurecimento dos dentes está relacionado à idade e aos hábitos das pessoas (cigarros, charutos, café, hábitos alimentares, hábitos de higiene oral).

Fonte: Minha Vida – http://bit.ly/1k2NDkt