Ortodontia
Ortodontia
A ortodontia é especialidade da odontologia que corrige o posicionamento dos dentes e dos ossos da boca. Hoje em dia, existem diferentes tipos de aparelhos ortodônticos para restabelecer dentes desalinhados e tortos. Inclusive, opções de aparelho invisível ou transparente.
E essas alternativas não são assim tão novas, mas recentemente têm sido cada vez mais procuradas por oferecer uma melhor estética.
Tipos de aparelho ortodôntico :
Aparelho Fixo
Cada vez mais anatômico e confortável para a boca, o aparelho fixo permite movimentos mais precisos do dente. Sua estrutura é formada por braquetes, colados ao dente com cimento ou substância adesiva. Possui também anéis e tubos que seguram o fio metálico, responsável por mover gradualmente o dente para a posição correta.
Como não pode ser removido da boca, não necessita o apoio do paciente para alcançar resultados efetivos. Porém, exige uma atenção maior na hora da higienização bucal.
Além do modelo mais conhecido, com as borrachinhas coloridas, ainda existem outras opções:
– Aparelhos ortodônticos autoligados: os braquetes são mais modernos, dispensando o uso de borrachinhas. Possui uma abertura que dá sustentação ao fio e permite maior tempo de ativação. Essa característica acelera o resultado do tratamento e diminui o número de visitas ao consultório.
– Aparelho estético transparente: tem sido a opção mais popular entre os adultos, já que os braquetes são feitos com material translúcido. Além de ser muito discreto, proporciona uma estética melhor ao paciente.
– Aparelho lingual: mais uma opção de aparelho ortodôntico discreto. Nesse modelo, os braquetes são fixados na parte de trás dos dentes. É considerado o aparelho mais invisível, mas pode causar um pouco de estranheza e desconforto no início. O tempo e os resultados não diferem dos demais aparelhos.
Aparelho móvel
É indicado quando existe necessidade de realizar apenas pequenos movimentos na arcada. Muito usado em tratamento de crianças para adequar a arcada antes da colocação dos aparelhos fixos. Nesse caso, é necessário o apoio do paciente, já que deixar de usar o aparelho, mesmo que por alguns dias, pode comprometer o resultado de todo o tratamento.
Aparelho de contenção
O mecanismo tem a funcionalidade de manter os dentes na posição correta após a finalização do tratamento ortodôntico. Pode ser do tipo móvel ou fixo.
Expansor palatino
Promove o aumento na largura do céu da boca, sendo muito indicado para consertar problemas de mordida cruzada, ou seja, quando a arcada superior é mais estreita em relação à inferior. Tem uma taxa de sucesso maior em crianças e jovens.
O tratamento ortodôntico tem o objetivo de restabelecer a oclusão dentária, ou seja, a forma como os dentes estão alinhados e se encaixam entre si. É fundamental para:
– Garantir uma mastigação correta
– Evitar problemas de respiração, fala, deglutição e ATM (temporomandibular)
– Facilitar a limpeza
– Evitar doenças periodontais
– Evitar estresse dos músculos da mastigação que pode causar dores de cabeça e dores na região do pescoço, ombros e costas
– Melhorar a aparência
Alinhador transparente (Invisalign)
Uma alternativa aos aparelhos fixos, indicado para quem não quer ou não pode ter braquetes colados ao dente. Sua placa é removível, feita de material totalmente transparente e no formato exato da arcada dentária do paciente (Invisalign). Dessa forma, o encaixe ocorre perfeitamente, ficando praticamente imperceptível. Assim como os aparelhos móveis, necessita da cooperação do paciente para que os resultados sejam eficientes.