A retração gengival, também conhecida por recessão gengival ou gengiva retraída, acontece quando existe uma diminuição da quantidade de gengiva que cobre o dente, deixando-o mais exposto e aparentemente mais longo. Pode acontecer apenas num dente ou em vários ao mesmo tempo.
Este problema surge lentamente, mas piora ao longo do tempo, sendo que, se não for tratado quando surgem os primeiros sinais, poderá ter consequências graves, podendo provocar uma infecção ou mesmo levar à perda do dente e à danificação do osso e do tecido do maxilar.
Normalmente, devido à exposição da raiz do dente, pode ocorrer sensibilidade dentária, devendo-se também tratar este problema. Normalmente, a utilização de enxaguante bucal e pastas dentárias específicas podem reduzir a sensibilidade dentária.
Caso estas medidas não sejam suficientes, pode-se optar pela aplicação de flúor, ou mesmo recorrer ao tratamento com resina, que consiste na restauração do dente com resina acrílica de forma a recobrir as áreas expostas sensíveis. Em casos mais complexos podemos optar por cirurgias com enxertos.