Implantes: Entenda os cuidados e a atenção que devem ser tomados

Os implantes dentários são seguros e extremamente funcionais ao paciente. Não só envolve a solução de devolver a mastigação, como também a autoestima do paciente, afetando a estética do seu sorriso. O fato é que mesmo o procedimento sendo tão eficaz, se não houver atenção e cuidados no pós-operatório, incluindo retornos e acompanhamento periódicos com o dentista, pode sim, acarretar em problemas bucais.

Em grande parte dos casos, a colocação de implantes não gera dor, porém caso seja um paciente que não possui condições ósseas favoráveis e que precisou de enxerto ósseo, nesse caso, pode haver dores leves, associada a edema. Nessas situações, o profissional prescreve medicamentos recomendados para minimizar o incômodo.

Porém, outros sintomas pós-cirúrgicos podem ocorrer. E por isso, é fundamental manter o acompanhamento com o dentista. Um exemplo é a osteointegração do implante, quando não há estabilidade e integração do implante no osso. Com o avanço da tecnologia, isso vem se tornando cada vez mais raro de acontecer, porém maus hábitos e a própria genética do paciente pode influenciar e gerar o problema. Veja quais fatores podem contribuir para isso:

• Pacientes fumantes;
  • Pacientes com periodontite;
  • Pacientes com alguma doença sistêmica, como diabetes;
  • Má higienização dos dentes;

Se não acompanhado e tratado, o problema pode ser tornar ainda mais complexo, como o surgimento da periimplantite, que surge com o acúmulo de bactérias em torno do implante, gerando inflamação na gengiva.

Por isso, a saúde bucal é como o seu corpo todo. Merece atenção e cuidados constantes. Não basta só implantar um dente e achar que ele nunca mais precisará de tantos cuidados como um dente natural. #fiqueatento