Publicado no periódico científico Cancer Research, pesquisadores da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, revelaram uma importante descoberta, analisada por 10 anos com 122 mil pacientes. O estudo aponta que o hábito de escovar os dentes todos os dias pode reduzir em mais de 20% o risco de desenvolver câncer de esôfago. Neste período de estudo, 106 participantes desenvolveram câncer de esôfago e em todos eles foram encontradas bactérias em quantidades superiores aos dos demais pesquisados.
Estudos anteriores já mostraram que algumas infecções bucais podem estar associadas ao câncer de boca, cabeça e pescoço. Neste último estudo, nos níveis mais elevados apresentados pelas pessoas pesquisadas, as bactérias foram capazes de aumentar o risco da doença em até 21%.
O que não se sabe ainda é como o acúmulo de placas bacterianas, gengivite e periodontite podem estar relacionados ao desenvolvimento dos tumores. Segundo os pesquisadores, o câncer de esôfago é o oitavo mais comum no mundo e sexto mais letal. Suas chances de cura são baixas, em torno de 15% a 25%, em função de a maioria das pessoas descobrirem a doença já em estágios avançados. Para os pesquisadores, o estudo indica que a análise da microbiota bucal pode levar a estratégias de prevenção do câncer de esôfago ou, pelo menos, a descoberta da doença em estágios iniciais.
Fontes: Veja Saúde | Igep | Caebs