Estalos na mandíbula: você sente isso? Confira 5 sinais que podem ser indícios de uma DTM

O simples abrir e fechar da boca são movimentos tão naturais como o respirar, ou seja, nem percebemos o quanto e como praticamos. Porém, em alguns casos, esse movimento começa a desencadear estalos espontâneos e em algumas pessoas, gera até dor. Isso vem acontecendo com você? Se sim, saiba que é um sinal que merece toda a atenção voltada a sua mandíbula.

Os estalos normalmente acontecem quando o disco articular, que fica entre a mandíbula e o crânio, está alterada, provocando deslocamento. Esse atrito e ruído podem ser indícios de uma alteração estrutural e funcional da articulação temporomandibular, conhecida como ATM.

Essa disfunção denominada DTM é um problema muito comum e se não tratada pode causar o travamento da mandíbula e dores mais intensas, podendo se estender à cabeça, pescoço e ouvido. Para detectar e diagnosticar o problema é necessário recorrer ao dentista para uma avaliação.

Confira abaixo alguns sinais que você deve se atentar para procurar ajuda de um profissional:

1 – Dores de Cabeça – incômodos constantes, diagnosticados como enxaqueca ou cefaleia tensional;

2 – Dores cervicais – na região do pescoço;

3 – Quebra involuntária de dentes ou próteses;

4 – Abfrações nos dentes – quando há perda da estrutura dentária, próximo à gengiva, na base do dente, causando sensibilidade;

5 – Dores de ouvido e limitações auditivas – Sensação de surdez momentânea, quando os sons parecem estar abafados, o chamado tamponamento ou plenitude do ouvido.

As causas podem ser inúmeras, tais como: traumas na mandíbula, causados por impacto ou mesmo pela idade; danos à ATM devido ao hábito de mascar chiclete ou roer unhas; estresse emocional; tensão muscular; apertamento dos dentes; bruxismo e até doenças sistêmicas. Por isso, apenas um dentista poderá recorrer a tratamentos para controlar a dor e recuperar a funcionalidade da mandíbula.

Se você vem sofrendo com esse tipo de incômodo, agende uma avaliação com a nossa equipe para descobrir a causa do problema e como tratá-la. Envie uma mensagem em nosso whatsapp: (19) 98327-6859 e agende o seu atendimento.