O mau hálito na infância sempre ocorre por algum motivo. O mau cheiro que se instala na cavidade oral pode ser causado por uma série de fatores.
Vale lembrar que os bons hábitos começam desde cedo. Os pais devem estimular a higiene oral desde a fase em que a criança não tem dentes. Quando o primeiro dentinho nascer, já é momento de usar a escova.
Na fase que vai até os cinco anos, a criança tende a imitar os pais, por isso é importante que ambos sejam um bom exemplo para o pequeno.
Também é muito importante lembrar-se de limpar a língua. É nela que ficam as papilas gustativas – responsáveis por sentirem o gosto do alimento. Os espaços entre as papilas podem acumular restos de comida que, se não forem removidos, fermentam e provocam o bafinho indesejado.
Existe uma série de fatores que define a halitose e, muitos deles, podem estar relacionados a alimentação e doenças gerais.
A principal causa de mau hálito na infância está ligada à caries, sinusite, amigdalite, boca seca e alimentação.
Uma consulta com o odontopediatra é sempre bem-vinda para acabar com a preocupação e iniciar os cuidados necessários com a saúde bucal dos pequenos.