O corpo humano é complexamente integrado e por isso são tão importantes as consultas e exames de rotina que avaliem a sua saúde geral. Estudos e pesquisas vem estudando como problemas na saúde bucal muitas vezes podem surgir por sintomas ligados ao corpo e a mente. Uma situação clínica muito comum que afeta 40% dos brasileiros, segundo a Organização Mundial da Saúde, é o bruxismo. O ranger ou pressionar os dentes, principalmente durante o sono é uma disfunção relacionada à ansiedade e estresse, que pode gerar dores de cabeça intensa, além de problemas musculares na face, pescoço, ombro e toda região cervical. Ou seja, nesse caso, o emocional chega a afetar a saúde bucal.
Outro exemplo é quando o paciente percebe que está produzindo menos saliva. O uso de certos medicamentos como anfetaminas e tranquilizantes podem reduzir a produção salivar e gerar alguns problemas, como cárie, periodontite e gengivite. Nesse caso, o médico fazendo uma troca na medicação já poderá solucionar o problema.
É o que acontece também com pacientes que estão passando por algum tratamento psiquiátrico, fazendo uso de antiepilépticos (Fenitoína), bloqueadores de canais de cálcio (Nifedipina) e imunossupressores (Ciclosporina). Nesse caso, tais medicações podem gerar a hiperplasia gengival, que é um aumento excessivo do número de células da gengiva, fazendo-a se expandir e podendo até gerar dor, sangramento e problemas na mastigação.
Nessa situação, o mais indicado, é o paciente recorrer a um tratamento multidisciplinar, buscando orientação e acompanhamento odontológico junto ao médico especialista. Ele levará em conta todos os aspectos envolvidos no processo de adoecimento do paciente para, então, adequar de forma apropriada o tratamento odontológico.
Por isso, fique sempre atento aos sinais do seu corpo como um todo, afinal, tudo está interligado em você. Ficou com alguma dúvida? Envie uma mensagem ou, se você se identificou com algum desses sintomas e quiser ajuda para diagnosticá-lo, agende uma avaliação com a nossa equipe, enviando um whatsapp para (19) 98327-6859.