Clínico Geral
Check-Up Odontológico Digital Preventivo (Dentística/Clínico Geral)
A realização do Check-up médico e odontológico de forma anual já faz parte da rotina dos brasileiros em saúde e cuidados. O Check-Up Preventivo Digital é composto de 2 exames:
O primeiro deles é o protocolo de fotos intraorais, processo que é realizado com uma câmera intraoral, detectando cáries e problemas bucais em estágios iniciais e avançados. A imagem obtida pode ser aumentada em até 60 vezes, mantendo sua qualidade, o que permite, por exemplo, analisar detalhadamente um dente e encontrar uma pequena infiltração ou o início de uma cárie antes mesmo que possam ser detectadas a olho nu ou mesmo através de uma radiografia.
Caso sejam detectados clinicamente sinais de problemas, fazemos radiografias intra orais ou completas, para fechar o diagnóstico do problema e tratá-lo o quanto antes.
Após o diagnóstico, é realizado um laudo, apontando todos os problemas encontrados, bem como um plano de tratamento.
O que deve ser feito em um check-up periódico é individualizado, levando-se em conta sexo, idade, ocupação, hábitos e antecedentes de cada paciente.
Esses dados também ajudam a definir de quanto em quanto tempo o check-up deve ser realizado em cada caso.
Não se pode evitar o surgimento de uma doença, mas o seu diagnóstico precoce permite um tratamento com melhores resultados e o controle sobre da doença através de check-ups periódicos.
Cirurgia Oral Menor
A cirurgia Oral Menor é a especialidade odontológica responsável por procedimentos cirúrgicos relacionados a ossos, dentes, gengivas e bochechas. As operações realizadas por dentistas especializados nessa área são relativamente simples e podem ser feitas dentro do próprio consultório, com anestesia local.
Esse tipo de intervenção oferece menos riscos, sendo a recuperação bem rápida e não havendo necessidade de a pessoa se afastar de suas atividades por muito tempo. Além disso, na maioria dos casos, não é necessário que o dentista faça o acompanhamento da recuperação do paciente, pois, geralmente, o pós-operatório é bem tranquilo.
Extração de siso
Um dos procedimentos mais comuns dentro dos consultórios odontológicos, sendo necessário quando não há espaço para que esses dentes se posicionem corretamente na arcada dentária, provocando inflamações gengivais e aumentando o risco de cáries.
Em outros casos, os dentes não apontam e ficam inclusos. Então, é necessário que o dentista realize a extração para evitar maiores problemas. Pacientes que fazem tratamento ortodôntico também podem precisar passar pela cirurgia de retirada dos sisos. Isso acontece porque o tratamento geralmente termina na adolescência, que é a idade na qual os sisos começam a apontar, podendo prejudicar o andamento do tratamento ortodôntico. A complexidade da cirurgia depende do estado dos dentes sisos na boca.
Caso eles estejam inclusos dentro do osso, o procedimento é complexo e exige mais cuidado por parte do paciente. Caso eles já tenham apontado, a extração é mais simples. No entanto, mesmo nos casos mais complicados, a cirurgia pode ser feita no consultório, com anestesia local.
Remoção de freio labial
A cirurgia oral menor também é responsável pela remoção do freio labial superior (frenectomia). Trata-se de uma dobra da mucosa que liga o lábio e a bochecha à mucosa alveolar. O procedimento serve para corrigir anomalias nessa parte da boca.
Mesmo que, a princípio, pareça uma questão meramente estética, o freio labial desproporcional pode prejudicar o sorriso do paciente, causando um diastema, espaçamento entre os dentes.
A cirurgia de frenectomia é relativamente simples e rápida, não havendo necessidade de o paciente se afastar de sua rotina normal.
Frenectomia lingual
O freio lingual — prega localizada embaixo da língua — faz parte da anatomia do corpo humano. Mas, quando é muito pequeno ou fibroso, ele pode impedir o paciente de exercer suas funções normais.
A língua presa é um dos problemas causados pelo freio lingual muito curto. Nesses casos, o paciente tem dificuldade em sua dicção. A frenectomia lingual é uma cirurgia simples e pode ser realizada ainda na infância.
Procedimentos na gengiva
A gengiva é parte essencial para a harmonia do sorriso e, muitas vezes, é excessivamente grande ou apresenta uma cor esteticamente desagradável.
Para corrigir esses problemas, são necessárias cirurgias que modificam a cor e o formato das gengivas, deixando o sorriso mais agradável. O dentista especialista em cirurgia oral menor também pode oferecer estes procedimentos no consultório.
Remoção de cistos
Os cistos podem aparecer na cavidade bucal como resultado de uma proliferação de restos dos tecidos que foram responsáveis pela formação dos dentes – tecidos epiteliais. Isso acontece porque esses restos não foram absorvidos corretamente pelo organismo.
Sendo assim, caso haja uma infecção ou trauma na região onde estão esses resíduos de tecido, ocorrerá uma proliferação patológica, resultando em cistos. Para a remoção dessas anomalias, é necessária uma intervenção cirúrgica.
Endodontia – Tratamento de Canal
A endodontia é a área da odontologia que atua no tratamento de canal, sendo indicada quando a polpa do dente sofre alguma exposição direta ou inflamação irreversível. O objetivo principal é resgatar a saúde do dente, impedindo que ocorra uma extração, assim como problemas mais graves. Hoje em dia boa parte dos tratamentos são feitos de forma rápida e em sessão única, diferente de antigamente, onde várias sessões eram necessárias para tratar um único dente.
Além da cárie, motivo principal para a necessidade do tratamento endodôntico, existem outras razões para ele, como:
- Trauma dental, agudo ou crônico
- Recorrente abscesso na gengiva
- Sensibilidade prolongada do dente
- Cor alterada do dente
- Necessidade de tratamento protético
- Dente quebrado
E é bom lembrar que não é preciso sentir dor no dente para indicar a necessidade de algum tratamento. Pode ser que ela não apareça, mas, ainda assim, ser necessário realizar um tratamento de canal. Esse tratamento é indolor e preciso, utilizando anestesia local para maior conforto do paciente.
Para realizar o canal, o dentista precisa abrir o dente para retirar a polpa infeccionada, danificada ou morta. Em seguida, o interior do dente passa por uma limpeza, para desinfetar o local. Para finalizar, o canal é preenchido novamente e vedado.
Quando realizado adequadamente, o tratamento de canal salva aquele dente que poderia ter sido perdido. Entretanto, isso não significa que ele não possa voltar a apresentar problemas futuramente, principalmente devido à falta de higienização.
Por isso, não descuide da saúde bucal, faça uma escovação caprichada e use o fio dental diariamente. Além disso, visite seu dentista regularmente.
Periodontia
A periodontia é a especialidade que visa prevenir e tratar inflamações e/ou infecções na gengiva, assim como doenças que podem acometer os tecidos que sustentam e protegem os dentes.
A higienização incorreta dos dentes, o tabagismo, estresse, baixa imunidade e maus hábitos alimentares deixam a gengiva fragilizada. E, consequentemente, mais propícia a sofrer infecções decorrentes do acúmulo de bactérias nos dentes.
Para a realização do tratamento, é realizada uma sessão de raspagem ou alisamento para remoção de tártaro e placa bacteriana da raiz dos dentes. Esse procedimento, pode ser feito de forma , manual ou com aparelho de ultrassom, dependendo do grau da periodontite.
A periodontia é necessária para:
- Remover placas bacterianas e cálculos dentário
- Diminuir o grau de infecção bucal
- manter a qualidade e higiene dos tecidos
- tratar processos inflamatórios ou quadros infecciosos
- Acabar com a supuração e o sangramento da gengiva
- Melhorar a estética e a aparência
- Prevenir doenças que podem provocar a perda de dentes
Quando a infeção está muito avançada e os instrumentos odontológicos não conseguem alcançar a área comprometida, é indicada a realização de cirurgia para facilitar o processo.
Quais os riscos de não cuidar de uma doença periodontal?
Problemas na gengiva, quando não tratadas adequadamente, pode deixar prejudicar a sua saúde bucal e deixar sequelas estéticas, como:
- Perda do dente
- Perda óssea (que pode dificultar a realização de futuros tratamentos protéticos)
- Bacteremia (bactérias na corrente sanguínea)
- Prejuízo estético (dentes maiores e espaços abertos)
- Mau hálito
- Bolsa periodontal, que provoca mais acúmulo de resíduos de alimentos e bactérias
- Deslocamento na posição do dente
- Retração gengival (que pode levar ao aumento do dente)
Tratamento de Disfunção da ATM / Bruxismo
O ato inconsciente de apertar ou ranger os dentes constantemente é chamado de bruxismo. Diferentemente do que se pensa, o bruxismo também pode acontecer durante o dia, não apenas durante o sono.
Suas causas mais comuns são:
- Problemas neurológicos como ansiedade;
- Uso de medicamentos como Fluoxetina, Paroxetina, Venlafaxina;
- Problemas respiratórios, como ronco e apneia do sono.
O consumo excessivo de cafeína, álcool, fumo ou o uso frequente de drogas aumenta a frequência do bruxismo, tanto durante o dia quanto durante a noite.
Os sintomas de bruxismo são:
- Apertar e ranger os dentes
- Desgaste da superfície dos dentes
- Dor nas articulações da mandíbula
- Dores de cabeça ao acordar
- Cansaço diurno
O tratamento dessa de Disfunção da ATM, popularmente conhecido como bruxismo, deve ser realizado, muitas vezes, de forma multidisciplinar, com abordagens de tratamento odontológico, de fisioterapia e, em alguns casos, de fonoaudiologia também.
É realizada uma consulta para averiguar a necessidade da placa miorrelaxante (placa de mordida), um aparelho confeccionado em acrílico que é colocado sobre os dentes e que apresenta três funções principais: a primeira é a de proteger os dentes de se desgastam em pacientes que apresentam parafunção, como o bruxismo (hábito de ranger dentes); a segunda é a de aliviar as articulações temporomandibulares (localizadas em frente aos ouvidos) contra as forças excessivas que se formam durante a parafunção; e a terceira é a de induzir o relaxamento da musculatura, o que ocorre em apenas alguns casos.