Além de atrapalhar a estética, dentes tortos podem causar gengivite e cáries

Os aparelhos fixos ou removíveis são bastante populares hoje em dia e contribuem para a correção de alterações nas posições dentárias ou alterações na relação entre a arcada superior e inferior. Geralmente, a primeira queixa daqueles que se interessam no tratamento é sempre estética e é a que leva pais a buscarem avaliação profissional.

Embora existam outras causas que indiquem o uso do aparelho ortodôntico, a questão estética tem predominância. A autoestima é fator importante no desenvolvimento da criança e pode até causar transtornos sociais, como insegurança ou timidez.

As causas que levam alguém a precisar do aparelho são várias. Podem estar relacionadas a fatores genéticos ou de hábito, como respiração, uso de chupetas, posicionamento da língua, falta de estímulo de amamentação e mastigação.

Uma má posição dentária pode causar, além do fator estético, consequências nada agradáveis para a saúde bucal. Entre os problemas estão:

Cáries: pelo mau posicionamento dos dentes, existe uma dificuldade para uma higienização adequada, o que pode acarretar em lesões de cáries. Além disso, pelo fato dos dentes estarem muito apertados, isto pode dificultar num diagnóstico precoce na avaliação odontológica.

Gengivite: A posição incorreta dos dentes impede a adequada massagem gengival que o alimento deve fazer ao deslizar sobre os dentes e pode aumentar a dificuldade de higienização dessa região.

Se você tem dentes tortos, não hesite em procurar um profissional, pois um aparelho ortodôntico ou ortopédico, com certeza irá resolver o seu problema!

Fonte: Minha Vida – http://bit.ly/1PKe5f5