Implantodontia
Implantes Dentários (Implantodontia)
Os implantes dentários (implantodontia) são utilizados para substituição das raízes dos dentes naturais perdidas. São pinos de titânio ou até de cerâmica fixados ao osso do paciente, num procedimento cirúrgico simples e rápido na maior parte dos casos.
Podem ser repostos dentes de forma individual, ou feitas próteses para repor todos os dentes da arcada de uma só vez, dependendo da necessidade de cada paciente.
Os implantes tradicionais são instalados no osso e deve-se aguardar um período de cicatrização de 3 a 6 meses para o segundo estágio, onde começamos a fazer a prótese sobre o implante. Na ONE Clinic trabalhamos também com os sistemas mais modernos de implante, como os da Straumann, que são fabricados na Suíça, e permitem um tempo de cicatrização óssea de apenas 21 dias, reduzindo desta forma o tempo de tratamento.
Os principais tipos de prótese sobre implantes são:
Coroas unitárias – usadas quando ocorreu a perda de 1 dente ou mais, porém de forma isolada e torna-se necessário sua substituição. Podem ser feitas coroas provisórias em carga imediata ou não e depois do implante cicatrizado a coroa final de porcelana é confeccionada sob medida em laboratório.
Protocolos sobre implantes – são peças fixas feitas em resina ou porcelana que substituem todos os dentes de um arco. Normalmente são necessários de 4 a 6 implantes para apoio destas peças. Não podem ser removidas pelo paciente, e trazem uma sensação de conforto e naturalidade. Podem ser feitas para a parte superior, inferior ou ambas.
Overdentures – são próteses removíveis apoiadas na gengiva do paciente, porém retidas pelos implantes, dando estabilidade às peças e proporcionando conforto maior do que as dentaduras convencionais. São boas opções para reabilitação principalmente no arco inferior, embora também seja possível fazer na parte superior.
Digital Smile Design (DSD) (Dentística/Próteses)
O DSD – Digital Smile Design é um sistema consagrado mundialmente, para planejamento virtual e real de casos em que uma reabilitação estética é necessária. Pode ser usado para casos de laminados de porcelana, coroas, peças totais e várias outras aplicações. Durante a avaliação, é possível redesenhar o sorriso do paciente, permitindo a visualização do resultado antes mesmo do inicio do procedimento.
O uso do DSD e de suas ferramentas de trabalho clínico e laboratoriais permitem ao paciente, na maioria dos casos, ter uma noção real (em boca) de como seu tratamento será, mesmo antes da realização de preparos (desgastes), trazendo maior previsibilidade e qualidade à execução do tratamento.
Os profissionais da ONE Clinic possuem o credenciamento oficial para se tornar Smile Designer.
O uso do DSD e de suas ferramentas de trabalho clínico e laboratoriais permitem ao paciente, na maioria dos casos, ter uma noção real (em boca) de como seu tratamento será, mesmo antes da realização de preparos (desgastes), trazendo maior previsibilidade e qualidade à execução do tratamento.
Os profissionais da ONE Clinic possuem o credenciamento oficial para se tornar Smile Designer.
Prótese Dentária
Perder um dente pode prejudicar bastante a estética do sorriso, mas não é só isso! Essa falta também pode comprometer seriamente o equilíbrio da arcada dentária, afetando negativamente a mastigação e a fala.
Por isso, quando uma perda acontece, o ideal é fazer uma consulta ao dentista o mais rápido possível para substituir os dentes que estão faltando. Essa substituição é fundamental para impedir que a movimentação dos dentes que ficaram provoque problemas bucais.
As próteses dentárias são aparelhos utilizados para substituir um ou mais dentes faltantes, podendo, inclusive, substituir todos os dentes. Existem diferentes tipos de próteses dentárias que são classificadas como totais (dentaduras) ou parciais, fixas ou removíveis.
Todo planejamento e a escolha da prótese dentária mais adequada é uma decisão feita pelo dentista, levando em consideração o número de dentes a ser substituído, o desejo do paciente e da disponibilidade financeira.
Para quem dá preferência para a estética e o conforto, a prótese mais indicada é a fixa. Mas se a necessidade é reduzir custos, deve-se optar pela removível, pois o preço dessa prótese dentária é mais barato.
Próteses fixas
Conhecida como “coroa” ou “ponte”, essa prótese é unitária. Indicada quando um dente, por exemplo, é destruído por uma cárie em estado agravado. É uma espécie de capa que tem como objetivo refazer a coroa natural do dente que foi parcialmente destruída. Para isso, é necessário que o dente ainda tenha uma parte da sua estrutura, onde será cimentada a coroa. Quando essa parte não existe, a coroa pode ser aparafusada a um implante dentário.
A ponte dentária substitui um ou mais dentes. Quando colocada, apoia-se em dentes que ficam ao lado do espaço sem dente ou fica presa ao implante que lhe serve de suporte.
Próteses removíveis
Prótese parcial removível é uma prótese feita, normalmente, em acrílico, mas também pode ter a base em nylon, silicone ou parcialmente metálica. É indicada para substituir um ou mais dentes, mas não todos. Não é preciso extrair um dente ou fazer qualquer desgaste nos dentes que sobraram e a sua manutenção é bem fácil. Ela é presa com grampo, que oferece conforto e segurança, além de garantir que a prótese não caia com a movimentação da boca.