1-Refrigerante
Definitivamente o refrigerante está na lista negra da alimentação saudável. Sua combinação de acidez com o alto teor do açúcar corrói o esmalte do dente e deixa a sua boca preparada para o aparecimento de cáries. Você pode substituí-lo por um suco natural (sem açúcar) ou água.
2-Isotônicos, energéticos e sucos de caixinha
Assim como o refrigerante, estas bebidas também contêm um alto teor de açúcar e se consumidas com muita frequência são um prato cheio para as cáries. Veja a dica acima para substituição.
3-Pães e bolos com farinha de trigo refinada
Os pães e bolos também contêm uma alta quantidade de açúcar, que misturada com a farinha branca forma uma consistência pegajosa, fazendo destes alimentos vilões dos dentes saudáveis. Procure consumi-los com moderação e sempre escove os dentes após ingeri-los.
4-Espiga de milho e pipoca
O problema do milho e da pipoca é que estes alimentos tendem a ficar grudados nos dentes após seu consumo. Além disso, pela sua consistência dura, são alguns dos responsáveis pelas fraturas em dentes mais fracos. Por isso, o ideal é sempre usar fio dental e escovar os dentes após seu consumo.
5-Molhos industrializados
Os molhos industrializados são uma mão na roda para quem não tem tempo de cozinhar, mas o problema é que eles contêm corantes, responsáveis por manchar os dentes. A opção neste caso é tentar fazer o molho caseiro; é mais saudável e mais gostoso!
6-Vinhos
Um bom vinho tinto acompanhando uma refeição é uma delícia, mas infelizmente esta bebida tende a manchar os dentes por conta da sua pigmentação. Já o vinho branco pode ser prejudicial aos dentes por conta da acidez. Você não precisa parar de consumi-los, pode apenas intercalar seu consumo com um copo de água.
7-Balas e guloseimas
Estes são produtos que realmente podem ser descartados da sua alimentação. Não possuem nenhum benefício para o corpo e muito menos para os dentes, já que basicamente são constituídos por açúcar e corantes. Evite.
Fonte: Terra – http://bit.ly/1KsOR2S