O câncer bucal é o terceiro tipo mais comum em todo o Brasil. Chato né?!
Mas o diagnóstico precoce é a principal arma no tratamento e principalmente na cura.
A melhor ferramenta que existe é o autoexame da boca, feito em alguns pequenos passos e que pode diagnosticar vários tipos de lesão em estágio inicial. As lesões mais comuns acontecem em mucosa, normalmente na língua, abaixo dela ou na área de palato (céu da boca) ou bochecha.
“O autoexame pode ser realizado observando se há dentes fraturados, feridas que não cicatrizam e mudanças de coloração. Ele deve ser feito em frente ao espelho, checando a assimetria nos lados do rosto. Para isso, vire o lábio inferior para baixo e verifique se há alguma alteração, assim como na língua (colocando a mesma para fora). Olhe também a parte de cima do palato (céu da boca), colocando a cabeça para trás, e observe o interior das bochechas”. Se houver algum de sinal de machucado ou feridas, apalpe-o com as mãos higienizadas para observar se existe algum sintoma.” (Fonte: Sorrisologia – Adaptado)
O cirurgião dentista treinado pode identificar pequenos sinais antes que se transformem em lesões maiores e consequentemente mais graves.
Não tenha medo do diagnóstico, mas sim das consequências dele não ser feito.