Quando a mulher engravida é normal que ela queira se cercar de inúmeras informações e se adaptar a novos hábitos pela condição de estar gerando uma outra vida. Ela não só ouve as orientações dos médicos, mas também da mãe, da tia, da amiga, da internet e aí é que mora o perigo. Um exemplo é: quem nunca ouviu a crença popular que dizia que a cada nascimento de um filho, a mãe perde um dente? Pois bem, muita calma nessa hora! Rsrs
Mamães de plantão, no post de hoje vamos desmistificar três dúvidas muito frequentes que ouvimos das nossas pacientes nessa fase da vida!
Vamos lá!
1 – Durante a gestação, os meus dentes enfraquecem por conta da perda de cálcio durante a formação do bebê?
MITO. A gestação não provoca enfraquecimento dos ossos. O que acontece é que nessa fase, a gestante precisa ter uma alimentação nutritiva e balanceada, justamente para manter o mineral e outras substâncias importantes para a vitalidade saudável da mamãe e do bebê. Tendo esse cuidado, isso não afetará em nada os seus dentes.
2 – Problemas na gengiva podem interferir de alguma forma na saúde do bebê?
VERDADE. As Inflamações na gengiva podem liberar as citoquininas e prostaglandinas, substâncias que induzem ao parto, provocando microcontrações e podendo levar ao nascimento pré-maturo do bebê. Por isso é tão importante manter uma boa higiene bucal nesse período, fazendo o uso do fio dental, tendo uma escovação correta e uso do enxaguante bucal. Além disso, as grávidas ficam mais vulneráveis nesse período por conta das alterações hormonais que podem induzir a sangramentos e até infecções na gengiva.
3 – Devo procurar um dentista
especializado para gestantes?
MITO. Até o quarto mês de gestação, são poucas as variáveis no tratamento em comparação a um paciente em geral. E após esse período, os procedimentos são praticamente os mesmos. A recomendação nesse caso é que a mulher realize uma consulta de rotina antes de engravidar, realizando todos os procedimentos necessários, para ficar despreocupada com o tratamento durante o período de gestação.
E aí, mamãe? Ficou com alguma dúvida? Possui outras questões voltadas à saúde
bucal que andam perturbando você? Mande uma mensagem pra gente e agende uma avaliação
com a nossa equipe para tirarmos todas as suas dúvidas e para que você possa
viver esse momento com tranquilidade!